Cia Druw chega em Juiz de Fora com espetáculo infantil inspirado nas cores e formas do pintor russo Wassily Kandinsky
Lúdico narra a transformação de uma tela branca em quadro, enquanto personagens inusitados, com características e personalidades próprias, como a reta, a curva e o ponto, invadem o palco em busca de seu lugar.
Link de fotos AQUI
Nos dias 12 e 13 de outubro, a Cia Druw apresenta o espetáculo Lúdico, criação de Miriam Druwe e Cristiane Paoli Quito, no Teatro Solar (Av. Presidente Itamar Franco, 2104 - São Mateus), em Juiz de Fora (MG). A primeira sessão conta com audiodescrição e a segunda com interpretação em Libras. O espetáculo participa do projeto Diversão em Cena, que é o maior programa de formação de público de teatro infantil do país, promovido pela Fundação ArcelorMittal há 14 anos.
Inspirada nas obras do pintor russo Wassily Kandinsky, a peça propõe, de forma colorida e poética, um passeio pelo universo de criação de uma obra de arte, onde as cores e as formas se agitam em busca de um lugar para habitarem. O elenco é formado por sete bailarinos em cena: Alessandra Fioravantti, Letícia Rossi, Manu Fadul, Elizandro Carneiro, Orlando Dantas, Anderson Gouvea e a própria Miriam Druwe.
Lúdico, que foi o primeiro espetáculo da companhia direcionado ao público infantil, nasce após Miriam ler Do espiritual na arte, primeira grande obra teórica de Kandinsky, publicada em 1912. “Uma das frases do livro me tocou profundamente, que fala que toda arte deve partir de uma necessidade interior e todo artista deve ouvir a voz do coração. E ele faz isso na obra.”
De acordo com a diretora, o capítulo da obra que escolheu para criar a peça é sobre a tela vazia, no qual o autor discorre sobre cada forma, que, com sua característica específica, deve encontrar o seu lugar no grande quadro. “Costumo dizer que o Kandinsky é um mentor, ele despertou em mim a coragem de me aventurar para criar para criança. Tenho um carinho muito grande por esse espetáculo”. A partir daí, Miriam percebeu todo o universo de possibilidades e começou sua pesquisa sobre corpo e movimento dentro do lúdico.
Lúdico
A peça narra a transformação de uma tela branca em quadro, enquanto personagens inusitados, como a reta, a curva e o ponto, invadem o palco em busca de seu lugar. Eles têm características e personalidades próprias: a reta sabe muito bem o que quer, tem destino certo, mandona e decidida; a curva é uma reta distraída, sinuosa, assanhada, é elástica, pode ceder e evitar, porque é capaz de desviar; e o ponto é o início de tudo. Por ser o princípio, a tela branca foge dele, porque se acha linda e tenta convencer a todos que o mais simples é o que tem mais graça e também expectativa.
O círculo preto tem um mundo só dele, não liga para nada, é sisudo. O círculo vermelho, por sua vez, é trovoada e relâmpago, apaixonado, irradia em vermelho para além de qualquer obstáculo. Diante de todas essas histórias que se desenrolam, o criador/pintor acaba por ser envolvido por esses elementos e engolido por sua obra.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.
FICHA TÉCNICA
Concepção e Direção: Miriam Druwe e Cristiane Paoli Quito
Coreografia: Miriam Druwe
Intérpretes: Alessandra Fioravantti, Letícia Rossi, Manu Fadul, Elizandro Carneiro, Orlando Dantas, Anderson Gouvea e Miriam Druwe
Trilha Sonora: Fábio Cardia
Figurino e Cenário: Marco Lima
Desenho de Luz: Marisa Bentivegna
Operação de Luz: Marcel Gilber
Produção: Tono Guimarães – Plataforma Movente
Direção de Produção: Doble Cultural
Patrocínio: AcellorMittal
Realização: Miriam Druwe Produções Artísticas e Ministério da Cultura
SERVIÇO
Lúdico
Cia Druw
Faixa etária: livre | Duração: 60 min
Dia 12 e 13 de outubro, às 16h
Local: Teatro Solar
Av. Presidente Itamar Franco, 2104 - São Mateus, Juiz de Fora – MG
Dia 12 (sessão com audiodescrição)
Dia 13 (sessão com intérprete de libras)
Entrada Gratuita
Informações à imprensa
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - 11 9 9126-0425 - marcia@canalaberto.com.br
Daniele Valério - 11 9 8435-6614 - daniele@canalaberto.com.br
Carina Bordalo - 11 9 8211-6595 - caribordalo@gmail.com
www.canalaberto.com.br