descricao

SESC POMPEIA APRESENTA PROJETO QUE DISCUTE O PAPEL DAS MULHERES NAS PRÁTICAS ESPORTIVAS

 

Com série de atividades como bate-papos, vivências, rodas de conversa, recreações, apresentações e práticas para mostrar a evolução da participação da mulher nos esportes.

 

No mês em que é celebrado o dia internacional da mulher, 8 de março, o Sesc Pompeia lança Corpo Feminino: das Proibições ao Protagonismo. Criado pelo Núcleo Físico-Esportivo da unidade, o projeto reúne um conjunto de ações que visam homenagear, vivenciar e debater o protagonismo feminino nas práticas esportivas.

A programação é toda gratuita e acontece em diferentes espaços do Sesc Pompeia. Fazem parte do projeto vivências, apresentações, rodas de conversa, bate-papos, recreações, entre outras atividades que traçam o diagnóstico da atual da participação feminina no esporte e homenageiam as mulheres pioneiras.

Atletas, ex-atletas, especialistas, jornalistas, entre outras profissionais farão durante o mês de março diversas atividades com o público, tudo para mostrar e ensinar ao público que a ocupação feminina no esporte deve ser estimulada desde a infância de forma lúdica, como exercício de conhecimento do próprio corpo e seus limites, incentivo à prática como manutenção da saúde e quebra de preconceitos e também identificar talentos que possam se tornar atletas de alto rendimento.


Práticas, conhecimento e apresentações
A programação de Corpo Feminino: das proibições ao protagonismo é dividida entre práticas físico-esportivas (quando o público é convidado a praticar); conhecimento (com bate-papo, palestras etc com e sobre mulheres que se destacam nos esportes); e apresentações de modalidades que têm mulheres como protagonistas, como a ginástica artística, o nado sincronizado etc.

Uma das primeiras atrações do projeto é o bate-papo especial em homenagem a Maria Esther Bueno - a maior tenista brasileira, com quase 600 títulos na carreira, incluindo 19 Grand Slam (principal torneio do tênis mundial). O encontro acontece no dia 9 de março, sábado, às 15h30, e será mediado pela gerente de Desenvolvimento Físico Esportivo do SESC, Maria Luiza Souza Dias, com participações do jornalista esportivo José Nilton Dalcin, da ex-tenista profissional Patrícia Medrado, medalha de prata nos Jogos Pan Americanos de 1975 e fundadora do Instituto Patrícia Medrado, e de Aline Cabral, jogadora de tênis e badminton, cadeirante desde 2001 após um acidente. No domingo, 10/3, Patrícia e Aline ministram uma vivência de mini tênis.

Além das conversas, um dos intuitos do Corpo Feminino é expandir, incentivar e demonstrar novas práticas esportivas às mulheres de todas as idades. É o caso da Yogoterapia Hormonal, prática de ásanas (do sânscrito “sentar”) e pranayamas (do sânscrito “respiratório”) específicos para ativar o prana (fonte de energia) individual que reside no nosso corpo. Haverá sessões em diferentes dias e horários, orientadas por Dinah Rodrigues, filósofa, psicóloga e por Fernanda Perlatti, terapeuta corporal e professora de yoga.

É o caso também da Aquapole - modalidade que surgiu a partir do Pole Dance, praticada na água, o que envolve menos riscos de lesão. Para quem quer conhecer mais (e praticar) haverá vivência  nos dias 16 e 17 de março aberto aos interessados , porém, para estas atividades é necessária ser credenciada no Sesc e estar com exame dermatológico atualizado.

No domingo, 17/3, acontece apresentação de Badminton com as atletas Hao Min Haui, atleta integrante da Federação Brasileira de Badminton na década de 1990, e com Sandra Sorpreso, federada pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco desde 2015, é atleta da modalidade desde 2004 e integra a categoria B da Federação Paulista de Badminton.

No dia 19/3, a ex-jogadora do XV de Piracicaba e apresentadora do canal Desimpedidos Alê Xavier media uma roda de conversa sobre o protagonismo das mulheres no esporte com atenção especial ao alto rendimento masculino. Participam do evento, Renata Leite - árbitra de futsal profissional que atua no esporte de alto rendimento masculino ( teve grande destaque arbitrando em 4 finais de liga nacional e 6 finais da liga paulista),  a jornalista Regiane Ritter, uma das primeiras mulheres a ocupar espaço nas resenhas esportivas, além de atuar como repórter e comentarista e Nilmara Alves, ex-jogadora e técnica da equipe masculina A.D.Manthiqueira, e primeira mulher a obter licença da CBF para atuar como técnica de futebol.

Para evidenciar a participação crescente das mulheres em áreas  antes dominada por homens, no sábado, 30/3, as atletas Marcinha Souza, faixa preta – 3º grau, campeã brasileira de jiu jitsu CBJJ, tricampeã Paulista e vice campeã sul-americana e Michele Nicolini, faixa preta, 7 vezes campeã mundial NoGi, bicampeã Abu Dhabi Pro, campeã europeia 2012 e tricampeã sul-americana, comandam vivência em jiu-jitsu com demonstração de gestos técnicos próprios da modalidade. Além da prática, elas interagirão com o público presente e contarão um pouco sobre a rotina como atletas de alto rendimento.

Acontecem também apresentações de atletas de modalidades bem conhecidas do público, como a ginástica rítmica - com as atletas Ana Luiza Biagioni, Fernanda Cristina Pichinin de Lima, Rafaela Araújo dos Santos, Julia Hass Carrasco Sampaio, Giulia Neves Rubini e Bruna Benedini Couto, representantes do Serc São Caetano, equipe atual campeã brasileira e sul americana.

Durante o mês de março acontecem ainda vivências de Cornhole (jogo que pode ser jogado em qualquer superfície e consiste em uma disputa em duplas em que os jogadores se revezam jogando sacos de milho em uma plataforma inclinada); Rollors (jogo ao ar livre que combina bocha, horseshoes e boliche); e Dança do Ventre (com música ao vivo executada pela Banda Brisa do Oriente).

E, com a orientação de educadores do Sesc, haverá ainda durante o mês de março recreação esportiva feminina de Badminton, Futsal, Vôlei e Basquete, nos dias 13 e 14, e apresentação de Futebol Free Style com a atleta  Adriana Oliveira, dias 16 e 17, que já atuou em clubes como Corinthians, Palmeiras, São Caetano, Nacional e Osasco.


SERVIÇO:
Corpo Feminino: das proibições ao protagonismo

Início março de 2019

Diversos espaços e datas
Grátis - Consulte a programação em sescsp.org.br
Classificação indicativa: Livre

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93.

Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações, acesse o portal sescsp.org.br/pompeia

Nos acompanhe!
instagram.com/sescpompeia
facebook.com/sescpompeia
twitter.com/sescpompeia

Para credenciamento, encaminhe pedidos para imprensa@pompeia.sescsp.org.br

Informações para a imprensa:
Assessoria de Imprensa Sesc Pompeia:
Diego Lemos e Guilherme Barreto
Estagiários: Mari Carvalho e Malu Mões
Coordenador de comunicação: Igor Cruz
Telefone: (11) 3871-7720 / 7776

Assessoria de Imprensa:
Com Canal Aberto
Márcia Marques | Carol Zeferino | Daniele Valério
Contatos: (11) 2914 0770 | 9 9126 0425

marcia@canalaberto.com.br | carol@canalaberto.com.br | daniele@canalaberto.com.br

Compartilhar :