descricao

Companhias teatrais alternam temporadas no centro e na periferia da cidade; projeto Teatros em Movimento contempla, em março, o Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica e o Teatro da Vertigem
 

 

No mês de março de 2020, o projeto Teatros em Movimento, contemplado na 9ª edição do Prêmio Zé Renato, apresenta os espetáculos Enquanto Ela Dormia, do Teatro da Vertigem (localizado na Bela Vista) e Pepe, o Hipopotamo (2ª tentativa), do Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica (sediado na Vila Guilherme).

O projeto prevê a circulação de companhias teatrais, seus trabalhos e processos criativos pelas sedes de outros grupos, em diferentes bairros da capital paulista e aposta que a circulação dos espetáculos e o intercâmbio de procedimentos, além de poder enriquecer a experiência dos grupos de teatro envolvidos, possa se traduzir também em oportunidade para que públicos de distintas regiões tenham acesso à produção teatral de outros lugares da cidade.

Desta forma, o intercâmbio se dá em mão dupla: assim como o Enquanto Ela Dormia vai para os bairros, a Bela Vista recebe, em 2020, o Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica, da Vila Guilherme.

Enquanto Ela Dormia faz sessões dias 07, 08, 14 e 15 de março de 2020 na Casa de Cultura Vila Guilherme, na Praça Oscar da Silva, 110, na Vila Guilherme, em São Paulo e Pepe, o Hipopotamo (2ª tentativa) se apresenta na sede do Teatro da Vertigem (R. Treze de Maio, 240/ 1º andar – Bela Vista) dias 21, 22, 28 e 29 de março, com entrada franca em ambos os locais.

O Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica deu seus primeiros passos em outubro de 2013, quando um grupo de aprendizes egressos da SP Escola de Teatro se reuniu com o desejo de trabalhar junto. Os temas discutidos, desde os primeiros encontros, apontavam uma linha tênue por onde circular entre tabus e lendas urbanas, entre convicções políticas e visões de mundo diversas. Buscando as fricções e os deslocamentos temáticos e formais, o núcleo desenvolve pesquisa na criação de linguagem própria, sempre transitando entre narrativas reais e ficcionais.  

Sediado no bairro da Bela Vista, o Teatro da Vertigem é uma companhia teatral brasileira criada em 1992 como um projeto experimental de pesquisa de linguagem da expressão representativa. O grupo, encabeçado pelo encenador Antônio Araújo, foi responsável pela pesquisa e criação de espetáculos em espaços não convencionais, realizador da Trilogia Bíblica formada por Paraíso Perdido, 1992, de Sérgio de Carvalho; O Livro de Jó, 1995, de Luís Alberto de Abreu; e Apocalipse 1,11, 2000, de Fernando Bonassi.

Enquanto Ela Dormia, é um espetáculo estreado em julho de 2017, com produção original do SESI-SP. O texto nasceu de um de seus programas, o Núcleo de Dramaturgia, voltado para novos dramaturgos e coordenado por Marici Salomão. Em 2018, a montagem foi indicada na categoria Cenografia no Prêmio Shell e fez, desde então, inúmeras apresentações por diversos bairros da capital paulista.

A partir de uma pesquisa sobre a violência contra a mulher e as relações de poder entre os gêneros, o processo de criação da peça foi norteado por visitas às delegacias e pelas escutas de depoimentos de vítimas. O monólogo parte de uma linha cronológica das dores do feminino, como, por exemplo, os pés de lótus das mulheres chinesas e a expulsão da deusa Lilith do Paraíso.

 

Sinopses

Pepe, o Hipopotamo (2a tentativa)
Ele foi tirado à força de sua terra natal, transportado em condições precárias, vendido no mercado negro, encarcerado. Tratado como bicho exótico ou peça de museu, foi exibido como artigo de luxo até a morte daquele que se dizia seu dono. Foi abandonado, passou fome, viu os vigias fugirem para outras terras e então resolveu fugir. Pepe, o hipopótamo, levou com ele sua companheira e, juntos, deram vida a um incontável número de filhotes que deixaram atrás de si um rastro de destruição e morte. Você pode pensar “e o que eu tenho com isso?”. Mas só até descobrir que o Pepe está crescendo bem perto de você.

 

Enquanto Ela Dormia
Enquanto Ela Dormia conta a história de Dora, personagem submetida a convenções sociais predominantemente formuladas pelo gênero masculino. Quando motivada por acontecimentos cotidianos, Dora traz à tona seus próprios traumas, frutos de uma sociedade patriarcal enraizada. O espetáculo aproxima o público do universo feminino ao demonstrar os abusos, violências e a constante marginalização social do gênero. O enredo desenvolve uma atmosfera dramática, que demonstra e reflete sobre questões da subjetividade da mulher.

 

Fichas Técnicas

Pepe, o Hipopotamo
Direção:
Pablo Callazans dos Reis Dramaturgia: Camila Damasceno Elenco: Bruno Carboni, Carolina Portella, Cristiano Alfer e Gustavo Braunstein Direção de arte e sonoplastia: Flávio Morbach Portella e David Sousa Produção: Jéssica Policastri Assessoria de Imprensa: BMG Comunicação - Bruno Mourão Guzzo

Enquanto Ela Dormia
Diretora Artística:
Eliana Monteiro Texto: Carol Pitzer Atriz: Lucienne Guedes Cenografia: Marisa Bentivegna Light Designer: Guilherme Bonfanti Trilha Sonora: Erico Theobaldo Figurinista: Marichilene Artisevskis Dramaturgismo: Antonio Duran Operadora de Som:  Nayara Konno Operadora de Vídeo: Aline Sayuri Operadora de Luz: Patricia Amorim Diretor de Cena/Contrarregra: Evaristo Moura Produção Geral: Marcelo Leão Fotos: Mayra Azzi Assessoria de Imprensa: Márcia Marques - Canal Aberto.

Espetáculo realizado a partir de produção original do SESI-SP; texto original oriundo do projeto Núcleo de Dramaturgia SESI-SP

 

SERVIÇO

TEATROS EM MOVIMENTO
GRÁTIS.
 Os ingressos são distribuídos 1h antes do início das apresentações.

 

Enquanto Ela Dormia
Dias 07, 08, 14 e 15 de março de 2020

Sábados, às 20h e domingos, às 19 hs
Casa de Cultura Vila Guilherme
Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme
Duração: 70 min/ Recomendação: 16 anos/ Capacidade: 40 lugares


Pepe, o Hipopotamo (2a tentativa)
Dias 21, 22, 28 e 29 de março de 2020

Sábados, às 21h e domingos, às 21h
Sede do Teatro da Vertigem
Rua Treze de Maio, 240 - 1o andar - Bela Vista
Duração: 90 min/ Classificação: 16 anos/ Capacidade: 50 lugares

_________________________________________
Informações para imprensa
Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Tel.: 11 2914 0770
Marcia Marques |
canal.aberto@uol.com.br | Celular: 11 9 9126 0425
Daniele Valério |
daniele@canalaberto.com.br | Celulares: 11 9 8435 6614

Compartilhar :