descricao
 
SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 
NO SESC SANTO AMARO
 
 
 
...Desde que existem crianças, existem brincadeiras e brinquedos. (Cristina Von) - Foto: Lúcio Érico
 
 
Contação de histórias, jam de dança e a exibição do recém lançado documentário Começo da Vida. Atividades especiais voltadas aos pequenos na Semana do Brincar no Sesc Santo Amaro
 
 
De 22 a 28 de maio de 2016, o Sesc Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 555, Santo Amaro), participa da campanha que promove a consciência sobre a importância do brincar para todos os cidadãos, a Semana Mundial do Brincar. 
 
A programação do evento na unidade de Santo Amaro inclui uma exibição do documentário brasileiro O Começo da Vida (24/05, às 19h), que tem como tema a primeira infância. O filme retrata os desejos e desafios de famílias com filhos pequenos no Brasil e no mundo. Para a realização do filme, a diretora Estela Renner entrevistou especialistas e visitou famílias das mais diversas culturas, etnias e classes sociais do Brasil e de países como Canadá, Índia, China, Quênia, Itália, Argentina, Estados Unidos e França. A obra mostra como os cuidados e as relações no período compreendido da gestação aos seis anos de idade são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e têm impacto em todos os anos posteriores. Após a sessão haverá um bate-papo sobre o tema ‘Brincar de 0 a 3 anos’ com Beatriz Ferras, gerente de Educação Infantil da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.  O teaser do filme está disponível aqui, clique para assistir: http://www.videocamp.com/pt/movies/o-comeco-da-vida/
 
Voltada aos pequenos, a história Aventuras e Brincadeiras será contada pela Cia. Conto em Cantos (dias 21, 26 e 28 de maio, às 14h). O grupo foi fundado em 2005 pelas atrizes Juliana Offenbecker e Priscila Harder. Hoje, conta com mais de oito profissionais entre artistas e arte-educadores que por meio da troca de experiências e conhecimentos de outras linguagens artísticas enriqueceram o fazer teatral direcionado às crianças.
 
Mexer o corpo, sensibilizar a alma. Com a Cia. Meu Corpo Meu Brinquedo, a jam Brincando com a Dança (26/05, às 15h) faz, por meio de um jogo de improvisação, uma interface entre a sala de aula de dança e a dança cênica para o público infantil e sua família. Para assistir o trabalho do grupo com as crianças nessa atividade, clique no link https://www.youtube.com/watch?v=i_cXzPg079U&feature=youtu.be.
 
 
Brincar
Desde os primórdios da humanidade existem registros comprovando que a brincadeira está presente no cotidiano das crianças. Achados arqueológicos também mostram que a humanidade brincava muito antes de aprender a escrever, e que jogos como cinco-marias já eram conhecidos na Pré-História. 
 
Brincar é essencial para a formação do ser humano. Na atividade lúdica, a criança descobre o corpo, aprende a socializar, resolve problemas, imagina. Brincar é, por excelência, a linguagem da infância que interpreta as coisas do mundo.
 
Podemos considerar que a brincadeira, além de ser uma fonte de imenso prazer na vida das crianças, também cumpre funções de desenvolver capacidades de expressão, organização dos sentimentos e processos criativos.
As brincadeiras, a exemplo de cada momento de transição das faixas etárias das crianças, também vão passando por mudanças, num processo de elaboração inerente a cada fase vivida.
 
Mais do que espaços físicos e brinquedos, é importante motivar o convívio lúdico entre as crianças e delas com adultos, reafirmando que o potencial do brincar independe dos objetos aos quais ela tem acesso e que todas as crianças brincam e criam brincadeiras a partir de sua própria realidade social.
 
Confira a programação:
 
Crianças
 
Contação de histórias
Aventuras e Brincadeiras - Com Cia. Conto em Cantos
Dias 21 e 28/05, sábados, das 14h às 15h
Dia 26/05, feriado, quinta, das 14h às 15h
Espaço de Brincar | Livre | Grátis
 
Atividade lúdica a partir do drama teatral. As crianças vivenciam uma história cheia e desafios, caça pistas, brincadeiras tradicionais e jogos teatrais.
 
Cinema e vídeo
Sessão VIDEOCAMP: O Começo da Vida
Dia 24/05, terça, das 19h às 20h30
Sala de Múltiplo Uso | Livre | Grátis
Duração: 100 min
 
Exibição do documentário O Começo da Vida sobre a primeira infância, que retrata os desejos e desafios de famílias com filhos pequenos no Brasil e no mundo. Procura sensibilizar e mobilizar pais, famílias, profissionais, líderes, organizações e governos sobre a importância dos primeiros anos da vida e o impacto que este período tem no futuro. 
Roteiro e Direção: Estela Renner, BRA, 2016.
 
Após a exibição segue bate-papo sobre o tema Brincar de 0 a 3 anos, com Beatriz Ferras, gerente de Educação Infantil da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Conheça mais sobre o filme O Começo da Vida no site Videocamp
 
Intervenção
Brincando com a Dança  - Com Cia. Meu Corpo Meu Brinquedo
Dia 26/05, feriado, quinta, das 15h às 16h
Convivência | Livre | Grátis
 
Esta atividade propõe um jogo de improvisação, onde corpo e movimento são trabalhados de forma lúdica por toda a família. Acreditando que a dança é uma grande brincadeira, a sugestão é brincar com o corpo vivendo suas possibilidades e todo o seu potencial de movimento com propostas que abarcam todos os corpos de todas as idades.
 
 
SESC SANTO AMARO
Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro. Telefone: (11) 5541-4000.
Horário de atendimento bilheteria: Terça a sexta-feira, das 10 às 21h30 e sábado, domingo e feriado, das 10 às 18h30. Obs: O Estacionamento e a bilheteria permanecem abertos de acordo com o horário das programações. 
 
Estacionamento – Subsolo – 180 veículos, 34 vagas para motos (preço especial para shows: R$5,50 p/ comerciários e R$11 p/ não comerciários e 35 vagas no bicicletário (grátis). Observação: as motos pagam taxa equivalente aos veículos.
 
Assessoria de Imprensa:
Com Canal Aberto | Márcia Marques | 
Contatos: (11) 2914 0770 / 9 9126 0425
marcia@canalaberto.com.br| daniele@canalaberto.com.br
 
Assessoria de imprensa – Sesc Santo Amaro 
José Lima – joselima@santoamaro.sescsp.org.br
Juliana Gardim – julianagardim@santoamaro.sescsp.org.br
imprensa@santoamaro.sescsp.org.br 
Tel. (11) 5541-4005